A evolução dos pilotos é um processo bem interessante, sempre há necessidade de focar alguma manobra, algum equipamento, treinar mais, voar mais alto, voar mais longe, principalmente curtir o voo com muita segurança e continuar a ter prazer neste fantástico mundo do voo livre.
As vezes estamos tão focados em nosso voos que esquecemos alguns princípios básicos importantíssimos. Focamos nosso voo, nossos equipamentos, querendo voar mais alto, mais longe e mais tempo, mas temos que lembrar, quase sempre NÃO ESTAMOS VOANDO SOZINHOS, existem regras de trânsito no voo livre.
Em todos os níveis de pilotos nunca podemos esquecer que existem regras de trânsito, que o céu é de todos, e o que tem que existir é o respeito ao próximo, seguindo e estudando as regras de trânsito para o voo, pois é fundamental para nossa segurança.
Nesta postagem o leitor encontrará, as regras de trânsito do voo livre, vídeos exemplos e complementando as regras do tráfego aéreo do D.A.C. que se aplicam ao voo livre.
Não interessa o nível do piloto, as regras de trânsito devem estar consolidadas.
Existem alguns sites que divulgam estas regras, o blog iniciaremparapente.com.br e a InfinityFly reconhece que estas regras devem ser amplamente divulgadas e que todo voador tem que conhece-las muito bem.
Segue abaixo o regulamento para o voo, que inclui aquele voo prego até aos maravilhosos voos de LIFTs e de TÉRMICAs, e também aquele momento em que acaba a sustentação e todos vão para o pouso no mesmo momento.
No momento da dúvida, lembrem-se destas regras.
Regra no. 1
Em confronto frontal os dois pilotos devem mudar suas trajetórias para a direita.
Regra no. 2
Se um piloto se aproxima pela sua direita você deve se desviar pois ele tem preferência.
Regra no. 3
Em confronto frontal em voo de colina, o piloto que tiver a colina à sua direita tem preferência.
Regra no. 4
Em voo de colina faça suas curvas se afastando da colina, quando for reverter a direção.
Regra no. 5
Em voo de colina, o piloto de trás não deve ultrapassar o piloto a frente que voa na mesma
direção e mesma altura, a ultrapassagem só pode ser feita se houver diferença nos níveis de voo entre os dois pilotos, a melhor forma de voar com segurança é procurar ficar a uma distância atrás de um outro parapente.
Regra no. 6
Em voo de térmica, o piloto que está em baixo tem preferência, pois não consegue ver o
piloto acima.
Regra no. 7
Em voo de térmica, o piloto que começar a enroscar determina o sentido da rotação do voo
(horário ou anti-horário), tendo os outros pilotos que entrarem na térmica rodar no mesmo sentido.
Regra no. 8
Não voe sobre um piloto com menos de 15 metros de desnível entre os dois. Isto evitará colisões caso o piloto debaixo pegue uma ascendente.
TRÁFEGO AÉREO
O Ministério da Aeronáutica, através do Departamento de Aviação Civil (D.A.C.), prevê normas para padronização do comportamento dos pilotos de equipamentos ultraleves de voo livre, através do RBH-103.
O piloto, através das associações e clubes regionais, precisam seguir alguns procedimentos para habilitar e adquirir o status de piloto desportivo.
Prioridades, como no trânsito de uma cidade, os pilotos precisam seguir regras e normas para a sua segurança e tranqüilidade na pilotagem.
As regras de tráfego aéreo respeitam a seguinte prioridade nas aeronaves.
1- Aeronave mais lenta tem prioridade sobre aeronaves mais rápidas; (Asa Delta x Parapente);
2- Aeronaves sem motor tem prioridade sobre as aeronaves motorizadas; (Paramotores x Parapentes e Asa Deltas);
3- Aeronaves com menor altitude tem prioridade sobre as aeronaves mais altas;
4- Aeronaves de passageiro tem prioridade sobre as outras aeronaves;
Assim estabelecidas estas prioridades, observamos que é de bom senso que se um Paramotor se encontrar em fase de aproximação em uma área de pouso, o piloto do Paramotor deverá aguarda no ar o Parapente ou Asa Delta pousar.
Assim também, se dois parapentes estão em fase de aproximação para o pouso, o parapente mais baixo tem prioridade, devendo o piloto mais alto tentar retardar sua aproximação, dando chance para o piloto mais baixo pousar.
Seguem vídeos super didáticos:
Não devemos fazer curvas para dentro da colina, o piloto tem que lembrar, ele não está voando sozinho
Faltou o poder da observação do piloto que fez a manobra, ele não está voando sozinho
Irresponsabilidades de pilotos também causam acidantes
Vários excelentes exemplos de uma farofa em Sampaio Correia-RJ
Observem que a 1º Regra de Voo não foi respeitada.
Escrito por: Marcelo Siqueira
Fonte : iniciaremparapente.com.br
InfinityFly - Equipamentos para voo livre
Para maiores informações: infinityflybr@hotmail.com
Telefones: (33) 9132-6780 || TIM / Whatsapp
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