sábado, 31 de outubro de 2015

A importância dos batoques e como segura-los

 Os Batoques

Os batoques  se apresentam como um triângulo, conforme imagem abaixo.


Batoques, simplesmente é o que dá  direção ao parapente, comandos para direita ou esquerda, basta você abaixar o batoque na direção que você quiser é simples assim.    

Batoque afundado para direita o parapente vai para a direita, batoque afundado para a esquerda o parapente vai para a esquerda.

Os dois batoques afundados você freia o parapente.(Atenção com o full stall - o parapente para de voar)                                          

Os comandos devem ser lentos e progressivos até você conseguir a direção desejada, depois basta levantar a mão e deixa o batoque retornar a sua posição original, como se fosse uma direção hidráulica. (Lembrar que é o ar que faz este serviço no parapente)

Como segurar os batoques.

Aí que começa a preferência, como o batoque é um triângulo, na maioria das vezes os pilotos seguram na base dos mesmos, conforme foto abaixo,  sempre achei que a mão poderia facilmente escapar desta forma.


Nos meus primeiros voos eu segurava o batoque na base do triângulo, depois percebi que alguns pilotos passavam a mão por dentro do batoque e seguravam no topo do triângulo.

Achei interessante e comecei  experimentar esta forma de segurar o batoque, achei esta  mais segura e que o comando dado era mais sensível, gostei e passei a adotar esta postura, não sabia se era a mais correta.

Esta forma de segurar é como você estivesse segurando a alça de uma câmera fotográfica.

Abaixo segue imagem com uma nova postura de segurar os batoques, mas que está errada para a segurança do voo, pois em uma determinada situação, o piloto poderá ficar com a mão presa e não conseguirá acessar a alça do reserva, realizei simulações em São Conrado, e é fato.


Obs: Esta  forma que eu tinha adotado, já tinha sido questionada.  Fui informado que se o fio esticar com força eu não conseguiria retirar a mão para  ficar livre e jogar o reserva, portando resolvi aprofundar o assunto e verificar qual é a melhor forma de segurar o batoque.

Nas duas fotos abaixo já estou segurando os batoques sem colocar a mão por dentro do batoque, desta forma não há risco da mão ficar presa.






Novos padrões de batoques:






Atenção aos batoques.

Apesar do pouco tempo de voo, agora quase três anos, assisti um voo duplo arborizar na decolagem por causa de um nó na linha do batoque no lado esquerdo, ou seja o parapente ficou sem comando para o lado esquerdo na decolagem, a linha não passava na roldana.

Conforme você vai dobrando e desdobrando os parapentes, nos pousos e decolagens, é possível que a linha dos batoques fiquem enroladas e deem nós, então muito atenção as linhas dos batoques no momento da decolagem, tenha sempre a certeza que eles estão livres de voltas.

Equipamento minimizador de nós para as linhas dos batoques.

Para minimizar a possibilidade de nós nos batoques, existe este equipamento abaixo que deve ser instalado antes dos batoques, conforme fotos abaixo.

A função dele é minimizar os nós nas linhas, pois ele é dividido em duas partes, uma das partes permite o batoque girar sem enrolar as linhas.



Como dar nós nas linhas de forma segura.

Os nós de fixação são fundamentais para a segurança, saber dar um nó é fundamental, abaixo segue um esquema bem claro para dar um nó seguro.


Para encerrar.

Gostaria de lembrar que estas opiniões são de um iniciante, um grande preá que está tentando aprender a voar da forma mais segura possível, e é sempre imprescindível a consulta a um instrutor ou um piloto experiente.

Bons voos e pousos suaves sempre.

Abraços,

Escrito por  Marcelo Siqueira
fonte: http://iniciar-em-parapente.blogspot.com.br/2013/02/a-importancia-dos-batoques.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário